Tratamentos cirúrgicos

Cirurgias Endoscópicas

São realizadas com equipamentos especiais, que adentram o corpo do paciente pela boca, evitando, assim, a necessidade de incisões. A ressecção da área atingida se dá com uso de cautério, laser ou ultracision.

O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento da estenose no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos, crianças e recém nascidos.

Cirurgias Abertas

Realizadas através de incisão no pescoço ou torácica (depende onde se encontra a doença). É indicada para a maioria das estenoses benignas e malignas. Mais de 95% das pessoas operadas com técnicas adequadas terão sua doença solucionada e não necessitarão usar nenhuma cânula de traqueostomia, nem de cricostomia ou endopróteses stents.

A principal ideia cirúrgica é realizar uma ressecção (retirada) do tecido estenosado e a substituição por tecido traqueal sadio. Mas como a traqueia de um adulto tem em média de 12 a 16 centímetros de comprimento, muitas vezes haverá dificuldades em ser ressecada toda a área comprometida.

Nas cirurgias dessa região o cirurgião deve lançar mão de algumas táticas como: rebaixamento laríngeo, liberação do hilo pulmonar uni ou bilateral, liberação da região anterior da traqueia e dos brônquios, liberação do ligamento pulmonar, etc. Essas táticas permitirão que seja ressecada e substituída mais de 80% da traqueia comprometida.