Paralisia de pregas / cordas vocais
Mais conhecidas como cordas vocais, as pregas vocais são estruturas musculares presentes na laringe, com importante função na fala e na proteção das vias aéreas contra aspiração de líquidos e alimentos.
Membrana laríngea / laringe / atresia / sinéquia de pregas vocais
Membrana laríngea / atresia: ocorre devido a recanalização incompleta da laringe durante sua formação. Muitas vezes além do comprometimento da glote também há envolvimento da subglote. Essas são alterações congênitas.
Membrana / Traqueal / Web traquéia
Ocorre devido a recanalização incompleta da traquéia durante sua formação (congênita). Pode ocorrer devido a pessoa ter sido intubada e ter havido uma cicatriz na regiao interna que formou essa membrana.
Fenda / Cleft Laringe
É definido como um defeito / presença de uma fenda entre a traquéia e o esôfago ou entre a laringe e a faringe ou em ambos os locais. Essas são alterações congênitas bem incomuns.
Fistulas
Fístula é a comunicação (buraco) anormal de uma estrutura com outra. As fístulas são extremamente complexas pois, haverá entrada de alimentos e líquidos do esôfago para dentro da traquéia e dessa região para os brônquios e pulmões. Ou seja: a pessoa irá se afogar durante a ingestão de líquidos e de alimentos.
Anel completo traqueal
Anel completo traqueal é uma alteração congênita onde os anéis ao invés de serem parte cartilaginosos e parte musculares são formados exclusivamente por cartilagem e tem o diâmetro menor do que deveria. Devido a isso ocorre uma dificuldade em passar o ar dessa região para os pulmões. Essa é uma patologia extremadamente rara.
Sulco de pregas vocais
Sulco é a “invaginação” da superfície de uma ou de ambas as pregas vocais, causada por adelgaçamento ou ausência da camada de tecido (lâmina própria) que a corda vocal necessita para vibrar a fim de produzir som. A falta desse tecido causa o sulco.
Tumor, Câncer, Traqueia e Brônquios
Os tumores da traqueia ocorrem devido ao crescimento anormal das células que se formam na luz da traqueia. Representam cerca de 2% dos tumores que se formam na parte superior das vias respiratórias, podendo ser benignos ou malignos.
Traqueostomia
É um procedimento cirúrgico realizado no pescoço em que é feita uma abertura na traqueia (que fica na parte anterior do pescoço, próxima ao “pomo de Adão”) por onde é colocado um tubo / cânula, para passagem do ar, melhorando a respiração. É um procedimento temporário e que assim que haja melhora / mudança do quadro clínico ela será retirada.