Nesse link você encontrará tudo relacionado aos temas descritos abaixo:
Procedimentos em Fase de Validação ou de Melhoras
Técnicas cirúrgicas “novas” em recém-nascidos, infantes e crianças
Endoprótese laringotraqueal de Malucelli
Traquéia artificial
Impressoras 3D
Anéis traqueais / brônquicos absorvíveis
Tratamentos com: dilatação / stents / próteses / moldes
Equipamentos laser / ultracision / microdebridador / drill para cirurgias na laringe / traquéia e brônquios
Transplante total ou parcial de traquéia
Construção de uma “nova” Traquéia
1- Inovações / Trajetória
Palavras do Dr. Malucelli
Eu tenho atualmente uma das maiores experiências brasileiras e mundiais no tratamento dos diversos tipos de estenoses e malácias da laringe (subglote, glote e supraglote) da traquéia e dos brônquios bem como das fístulas (traqueosofágica, laringotraqueais e brônquicas) e outras patologias descritas em meu site.
Atualmente já avaliamos com laringobroncoscopia mais de 4.000 pacientes, realizamos mais de 300 cirurgias de grande porte e mais de 800 procedimentos endoscópicos tanto em recém-nascidos, crianças, adolescentes e adultos.
Durante minha formação cirúrgica desenvolvi especial “paixão” pelo tratamento das vias aéreas e fui atrás de conhecimentos. Em 1992 fui para o Estados Unidos e na Harvard University (Massachussets General Hospital, em Boston-USA) acompanhei o Dr. Hermes Grillo que na época era o cirurgião que havia desenvolvido a maior parte dos procedimentos cirúrgicos para o tratamento das estenoses / malácias / fístulas das vias aéreas.
Continuei nesse caminho e em1996 defendi minha tese de mestrado em cirurgia laringotraqueal na UFPR – Universidade Federal do Paraná.
Acumulei experiência como cirurgião e preceptor da residência médica no Hospital Universitário Evangélico, em Curitiba (de 1993 a 2007).
Me tornei o cirurgião de referência no tratamento das vias aéreas infantis (de 2005 até 2017) do Hospital Universitário Infantil Pequeno Príncipe (referência Latino-Americana em doenças da infância).
A partir de 2009 tive oportunidade de acompanhar os trabalhos, fazer cursos e 2 visitas ao serviço do Prof. Dr. Philippe Monnier que publicou o livro “pediatric airway surgery” cirurgião do Hospital Universitário de Lausanne (CHUV) na Suíça maior autoridade mundial no tratamento dessas doenças.
Fiz uma carreira sólida e continua no tratamento das vias aéreas.
Parte da Minha Trajetória
Aos grandes mestres meu forte agradecimento pois foi com eles que comecei a aprofundar meus conhecimentos nas vias aéreas a partir de 1992.
Harvard – 1992
Porto Alegre – 1992
Atual Chefe da Harvard University
Prof. Dr. Vicente Forte (São Paulo) 2008
autor do livro “pediatric airways”
CHUV – Suiça – 2010
Atual chefe do CHUV – Suiça – 2017
2- Procedimentos em fase de validação
Percebi que atualmente muitos pacientes e seus familiares fazem pesquisas na internet e acabam encontrando alguns tratamentos para os diversos tipos de estenoses e malácias da laringe (subglote, glote e supraglote) da traquéia e dos brônquios bem como das fístulas (traqueosofágica / esofagotraqueais, laringofaringeas / laringoesofágicas e brônquicas) mas acabam com grande dificuldade em saber se esses tratamentos funcionam e se estão ou não disponíveis no Brasil. Por isso desenvolvi essa seção onde você encontrará sobre:
A – Técnicas cirúrgicas “novas” em recém-nascidos, infantes e crianças
B – Endoprótese laringotraqueal de Malucelli
C – Traquéia artificial
D – Impressoras 3D
E – Anéis traqueais / brônquicos absorvíveis
F – Tratamentos com: dilatação / stents / próteses / moldes
G – Equipamentos laser / ultracision / microdebridador / drill para cirurgias na laringe / traquéia e brônquios
H – Transplante total ou parcial de traquéia
I – Construção de uma “nova” Traquéia
A Técnicas Cirúrgicas “novas” em recém-nascidos, infantes e crianças
As cirurgias realizadas em recém-nascidos / infantes e crianças têm inúmeros detalhes técnicos diferentes do que são utilizados em adultos. A “base” foi descrita praticamente pelo Prof. Dr. Grillo (com quem estudei em Harvard em 1992) mas as diferenças estão muito bem descritas no livro “pediatric airway surgery” que foi o trabalho da vida do Prof. Dr. Monnier (com quem estudei no CHUV-Suíça desde 2012) e nos cursos que eles dão bianualmente. Atualmente o chefe do CHUV é o Prof. Dr. Sandu com quem eu também estive no penúltimo curso teórico-prático em 2017.
Imagem Prof. Dr. Monnier e Prof. Malucelli em Lausanne, Suíça – 2012 quando recebeu de presente o livro com dedicatória.
Na imagem Prof. Malucelli e Prof. Dr. Sandu (atual chefe do CHUV), Suíça – 2017 no curso teórico prático bianual de vias aéreas.
B Endoprótese Laringotraqueal de Malucelli
Nos últimos 20 anos eu, Dr. Malucelli estive muito envolvido no desenvolvimento de materiais que são necessários nas diversas cirurgias da laringe / traquéia e brônquios e um deles é o que estou mostrando agora.
É uma endoprótese confeccionada em silicone medicinal e serve para moldar / sustentar a laringe / traquéia nos pós-operatórios de cirurgias de estenose e/ou malácia dessa região.
Ela é de uso temporário e, portanto, após as estruturas estarem cicatrizadas a endoprótese é retirada.
Esse material (ou outro semelhante) é extremamente importante e deve sempre ser utilizado nas cirurgias de enxerto de cartilagem costal e nas cirurgias mais complexas da laringe/traquéia.
As imagens mostram a “endoprótese de Malucelli” e ela colocada na região laringotraqueal em um pós-operatório de estenose e/ou malácia da laringe (glote, subglote, supra glote) com ou sem comprometimento da traquéia.
As imagens são outros modelos e tamanhos que estamos produzindo da “endoprótese de Malucelli”.
C Traquéia Artificial
São bem promissores os estudos para “criar órgãos em laboratório” utilizando células-tronco “colocadas” em uma estrutura biológica que nesse caso terá o formato da laringe / traquéia ou brônquios.
Uma das discussões atuais é que material / método é o mais adequado: synthetic X decellularised X biologic X hybrid” – Tissue-engineered larynx and trachea.
Ainda em fase de estudos mundiais, mas, eu Dr. Malucelli considero que a técnica é promissora e estou em contato com os fabricantes para assim que possível trazer para o Brasil ou produzir o material fora e implantar aqui.
D Impressoras 3D
As impressoras 3D tiveram um grande avanço nos últimos 5 anos e tem sido cada vez mais usadas na área médica com objetivo de produzir “órgãos” como anéis traqueais, brônquicos. Esse material é colocado, com cirurgia, na regiao externa, por “fora” da via aérea e serve para sustentar a traquéia ou brônquio abertos.
O material usado é “Polycaprolactone” e esse é absorvido (desaparece) em 3 a 4 anos.
Para a confecção do material sob medida são usados como base as imagens de uma tomografia ou angiotomografia ou ressonância magnética do paciente.
A melhor indicação é o uso em pacientes que apresentam malácia de brônquio ou de traquéia, geralmente recém-nascidos ou infantes. Mas pode também ser usado em adultos.
Essa cirurgia eu, Dr. Malucelli já a realizo em casos bem selecionados, mas a grande dificuldade é a importação do material do Estados Unidos e/ou da Europa.
Estou em contato com os fabricantes para trazer esse tipo de impressora para o Brasil ou continuar produzindo o material fora e implantar aqui.
Imagem abaixo mostra o material colocado nos brônquios, mas que também pode ser utilizado na traquéia.
E Anéis absorvíveis para laringe / traquéia e brônquicos
São materiais que “imitam” os anéis traqueais ou brônquicos para serem colocados, com cirurgia, na regiao externa, por “fora” da via aérea e serve para sustentar a traquéia ou brônquio abertos.
O material usado é o “82% Poly-L-Lactic Acid e 18% Poly-Glycolic Acid” e esse é absorvido (desaparece) em 3 a 4 meses. Ele vem do fabricante ou em pequenas placas / anéis ou em reangulos, quadrados que podem ser recortados conforme a necessidade de uso.
A melhor indicação de tratamento é para pacientes que apresentam malácia de traquéia ou de brônquios, tanto em recém-nascidos, crianças e adultos.
Esses materiais eu, Dr. Malucelli já utilizo em casos bem selecionados.
A Imagem abaixo mostra os formatos que podemos receber do fabricante.
Veja mais em: Malácia Laringe / Traquéia / brônquios – Tratamentos Cirúrgicos
F Tratamentos com: dilatação / stents / próteses / moldes
Nos últimos anos houve grande avanço nos materiais que podem ser utilizados para dilatação bem como os stents, próteses e moldes para serem usados nos tratamentos das estenoses da laringe, traquéia e brônquios. Eu, Dr. Malucelli estou constantemente participando de eventos e me atualizando para sempre conseguir usar no Brasil tudo que tem sido usado mundo a fora.
Figura: demonstra dois tipos de balão de dilatação e ao lado ilustração de como é feita dilatação com balão.
As Figuras mostram diversos tipos de stents / prótese / moldes de laringe / traquéia / brônquios.
As Figuras mostram parte da história do desenvolvimento dos diversos tipos de stents / prótese / moldes de laringe / traquéia / brônquios.
Veja mais em: Estenose laringe traqueia brônquios – tratamentos
G Equipamentos laser / ultracision / microdebridador / drill para cirurgias na laringe /traquéia e brônquios
A indústria médica auxiliada por pesquisadores tem desenvolvido inúmeros equipamentos que nos auxiliam para melhoria dos resultados cirúrgicos. Possibilitando cirurgias menos invasivas e infinitamente mais precisas. Eu, Dr. Malucelli estou constantemente participando de eventos e me atualizando para sempre conseguir usar no Brasil tudo que tem sido usado mundo a fora.
Diversos tipos de laser. Que podem ser usados nas estenoses da laringe e traquéia.
Ultracision que são “pinças diversas” que fazem movimentos muito rápidos (ultra velocidade) e servem para cortar estruturas com grande precisão e sem queimaduras como pode ocorrer com o uso do cautério elétrico.
Microdebridadores fazem movimentos de “vai e vem” e servem para escavar geralmente cartilagens, granulomas, mucosas.
Drill que faz movimentos circulares muito rápidos e podemos trocar as ponteiras (diamante, corte, etc) conforme a estrutura que se pretende operar.
Veja mais em: Estenose laringe traqueia brônquios – tratamentos
H Transplante Total ou Parcial de Traquéia
Alguns centros mundiais têm realizado transplantes parciais ou totais de traquéia para casos muito complexos e tem alcançado algum grau de sucesso e um imenso grau de dificuldades técnicas.
A imagem mostra o transplante de traquéia de um doador morto, o implante abaixo da pele do braço para neovascularização e o transplante em paciente vivo.
Veja mais em: Estenose laringe traqueia brônquios – tratamentos
Veja mais em: Malácia de laringe traqueia brônquios – tratamentos
I Construção de uma “nova” Traquéia
Alguns centros mundiais tentam a “construção” de uma “nova” traquéia para casos muito complexos e tem alcançado algum grau de sucesso e um imenso grau de dificuldade.
Imagens mostram o transplante de pele e cartilagens costais para “construir” uma nova traquéia.
Veja mais em: Estenose laringe traqueia brônquios – tratamentos
Veja mais em: Malácia de laringe traqueia brônquios – tratamentos
Dr. Antonio Vendrami Malucelli
CRM 11502 – Paraná
Sobre o Dr. Malucelli – Currículo – Onde trabalha – Documentos – Referências