INFORMAÇÕES GERAIS

Gravura acima: laringe, traqueia e dos brônquios normais.

1 – O que é a malácia dos Brônquios / broncomalácia

A palavra malácia é utilizada para definir uma situação onde ocorre a “flacidez / amolecimento” da(s) cartilagens da laringe (laringomalácia) ou da traquéia (traqueomalácia) ou dos brônquios (broncomalácia). Devido a isso durante a inspiração e expiração ocorrerá o “colapso / colabamento” das estruturas causando redução de seu calibre (da luz) e consequente dificuldade respiratória (falta de ar).

Como ocorre / Sintomas

As malácias decorrem de uma anormalidade na estrutura da cartilagem dos brônquios e podem ser devido a malformação congênita ou podem ser adquiridas essas podem ocorrer por, queimadura por inalação de gases tóxicos, compressão por estruturas vasculares ou tumores, bronquites crônicas, infecções respiratórias de repetição, doenças degenerativas musculares, tetraplegia, etc.

Os sintomas mais comuns em adultos com broncomalácia são: falta de ar aos esforços e tosse seca irritativa com ruído expiratório característico “tosse de cachorro pode ocorrer”, é comum o paciente falar “quanto mais tusso mais sinto vontade de tossir”. Quando a tosse é muito intensa pode ocorrer perda de consciência (desmaios).

Quando suspeitar ?

Em recém-nascidos, em crianças e adultos que estão ou que estiveram em respiração mecânica (em UTI) devemos suspeitar que está ocorrendo uma malácia ou um colapso dos brônquios.

Malácia do(s) Brônquio(s) Broncomalácia:

Figuras: visão endoscópica de brônquios com colapso / malácia brônquio / broncomalácia.

Como fazer o diagnóstico

O exame que diagnostica as alterações das vias aéreas é a broncoscopia / fibrobroncoscopia respiratória. Esse exame deve ser realizado observando alguns cuidados técnicos como: realizar o exame com a pessoa em respiração espontânea, solicitar (se for possível) e que faça respiração forçada inspiratória e expiratória. O exame deve ser realizado em toda a via aérea (laringe, traquéia e brônquios) e não somente nos brônquios, pois o examinador deve ter uma visão total das vias aéreas.

O exame de tomografia e ressonância ou angioressonância pode ser utilizado como complementar ao exame de endoscopia, mas muitas vezes não demonstrará as malácias / colapsos.

Complicações dessa doença

É comum que as pessoas portadoras dessas doenças apresentem infecções respiratórias de repetição como: bronco infecções e/ou pneumonias. Devido a isso poderá (em longo prazo) haver sequelas pulmonares. Além de haver o risco de ocorrer insuficiência respiratória grave e morte súbita.

Tratamentos da Malácia do Brônquio(s) / Broncomalácia

Em recém-nascidos, crianças e adultos

O tratamento dependerá de que região do(s) brônquio(s) está ocorrendo a malácia / colapso.

Tratamento Não cirúrgico

Se a sintomatologia não for muito exuberante poderá não haver necessidade de tratamento algum (incomum). Em recém-nascidos, o tratamento poderá ser somente aguardar o crescimento da via aérea e com isso poderá haver resolução espontânea. Essa tentativa só deve ser feita se o recém-nascido não estiver apresentando muitos sintomas respiratórios (dispneia, infecções de repetição, cianose, etc).

Tratamentos cirúrgicos

Quase sempre haverá necessidade de algum tipo de tratamento cirúrgico para essa doença.

1 Cirurgias Endoscópicas na malácia do brônquio(s) / broncomalácia:

Essas são realizadas com equipamentos especiais e que são colocados através da boca. Dessa maneira será possível atuar na região dos brônquios sem a necessidade de realizar incisões (cortes) na região do pescoço.

2 Cirurgias na malácia do brônquio(s) / broncomalácia localizada:

Esse é o tratamento que dará melhores resultados em quase todos os pacientes. Quase todas as malácias da região brônquica necessitarão um tratamento cirúrgico. Geralmente a cirurgia será realizada com a ressecção da área atingida. Independente se a área atingida estiver no brônquio principal esquerdo ou no principal direito a abordagem praticamente sempre será através do hemitórax direito ou através do osso esterno (passando através dos grandes vasos do coração). Essas cirurgias são sempre de grande dificuldade técnica.

Figura: sequência final dos pontos cirúrgicos passados nos anéis dos brônquios após a ressecção (já realizada) da área que apresentava a malácia.

3 Uso de Prótese Internas “stents” na malácia do brônquio(s) / broncomalácia:

Muitas malácias / colapsos do(s) brônquio(s) poderão ser tratados por meio do uso de próteses internas “stents” que devem ser mantidos no local por tempo determinado e que geralmente é de 3 a 12 meses. Muito raramente essas próteses deverão ficar no local por tempo maior ou para sempre. Existem diversos tipos de stents cada um poderá ser utilizado em uma área específica do(s) brônquios.

A colocação de um stent é um procedimento cirúrgico e que deve ser realizado em ambiente hospitalar (ou clínicas), com o paciente sob anestesia geral. Quase sempre se utiliza equipamentos especiais colocados através da boca. Dessa maneira será possível aplicar o stent na região do(s) brônquio(s) sem a necessidade de realizar incisões (cortes) na região do tórax.

Figuras: mostram os diversos tipos de stents / próteses / moldes que podem ser utilizados para tratar malácia(s) do(s) brônquio(s) / broncomalácia.

Esses stents, quando utilizados por tempo muito longo, geralmente causam reações de corpo estranho e podem gera granulomas cicatriciais. Esses granulomas poderão sangrar e causar cicatrizes no local e consequente estenose (fechamento) da luz dos brônquios. Ou seja: esse tratamento pode gerar sequelas de difícil tratamento.

Os stents também podem ser incorporados aos tecidos dos brônquios o que causará problemas para conseguirmos retirá-los no futuro. Portanto devem ser utilizados por cirurgião experiente e que conheça muito bem suas indicações e suas limitações nesses tratamentos.

Figuras: imagem endoscópica de granulomas que se formaram e que estão obstruindo os stents.

4 Cirurgias na broncomalácia causada por compressão de vasos:

Quando a malácia é causada por malformação vascular o tratamento deve ser a correção dos vasos e eventualmente a ressecção da malácia do brônquio. Isso preferencialmente deve ser realizado na mesma cirurgia.

As imagens: mostram a compressão brônquica Imagens Prof. Dr. Philippe Monnier

As imagens: mostram a aortopexia usada no tratamento da compressão da aorta causando broncomalácia.

5 Cirurgias da broncomalácia / traqueobroncomalácia:

O acometimento da traquéia e dos brônquios é mais vista em adultos, mas não é incomum em pacientes tetraplégicos e em pacientes acometidos por doenças neuromusculares.

As imagens: mostram uma tela de marlex que é recortada no formato da traquéia e dos brônquios para ser fixada na regiao lateral e com isso “remodelar” a via aérea eliminando a malácia traqueal / brônquica / traqueobrônquica. Imagens Prof. Dr. J. J. Camargo.

As imagens: mostram outra técnica usando placas de goretex para “remodelar” a via aérea eliminando a malácia traqueobrônquica, na segunda imagem detalhes da colocação dos pontos cirúrgicos. Imagens Prof. Dr. J. J. Camargo.

As imagens: mostram outra técnica usando somente pontos com fios cirúrgicos fazendo a plicatura da camada muscular da traquéia e dos brônquios eliminando a malácia traqueobrônquica, pois ocorrer recuperação do formato adequado dessas estruturas. Imagens Prof. Dr. J. J. Camargo.

Eu, Dr Malucelli e nossa equipe realizamos todos esses procedimentos e cirurgias em recém-nascidos, crianças e adultos.

Agende sua consulta online ou presencial com nossa secretária Beatriz (41) 3026-8866 de segunda a sexta das 13:30 as 17:30.

Dr. Antonio Vendrami Malucelli

CRM 11502 – Paraná

Sobre o Dr. Malucelli – Currículo – Onde trabalha – Documentos – Referências