Tumor / Câncer / Traqueia e Brônquios

Câncer da traqueia

Os tumores da traqueia ocorrem devido ao crescimento anormal das células que se formam na luz da traqueia. Representam cerca de 2% dos tumores que se formam na parte superior das vias respiratórias, podendo ser benignos ou malignos.

Tipos:

Tumores primários da traquéia

São os que se iniciam na própria traqueia. Há dois tipos principais o de Células escamosas que é o tipo mais comum, e associado ao tabagismo e o Carcinoma adenóide cístico que tem crescimento lento e com tendência a comprometer áreas extensas da traqueia.

Os Condromas: são os tipos mais comuns de tumor traqueal benignos (pode se tornar maligno), que se formam a partir da cartilagem que compõe a estrutura da traqueia.

Os Hemangioma: este tipo de tumor traqueal afeta crianças e adultos e é formado de vasos sanguíneos minúsculos.

Sintomas

  • Tosses
  • Chiado/barulho ao respirar
  • Falta de ar
  • Repetidas infecções das vias aéreas superiores

Diagnósticos

  • O diagnóstico é realizado pela visualização do tumor em uma tomografia, mas sempre é preferível realizar uma broncoscopia flexível para fazer biopsias.

Tratamentos

  • A cirurgia é o tratamento de escolha desde que o estadiamento permita isso. Em alguns casos a radio ou quimioterapia irão complementar o tratamento.

Veja mais em https://oncologia.drmalucelli.com.br/

Câncer dos brônquios

Os tumores nos brônquios constituem 30 % de todos os tumores malignos humanos. Em geral afeta os homens com idade média de 60 anos.

Tipos

Carcinoma espinocelular ou escamoso é o mais comum de todos aparecendo em cerca de 45% de todas as biópsias brônquiais positivas. É o tipo mais comum em fumantes.

Carcinoma indiferenciado de pequenas células representa cerca de 20% de todos os carcinomas dos brônquios e 40% de todas as biópsias positivas. Ele afeta predominantemente homens na proporção de 19:1.

Adenocarcinoma representa cerca de 25 a 30% dos carcinomas em homens e 50% nas mulheres É predominantemente periférica. É o tipo mais comum em não-fumantes. Está associado em 45-65% dos casos de cicatrizes do miocárdio, tuberculose e outras granulomas.

Carcinoma indiferenciado de grandes células representa cerca de 20% dos carcinomas.

Carcinoma adeno – escamoso Combinado ou adeno – escamosas corresponde a uma massa tumoral que coexistem em carcinoma de células escamosas e adenocarcinoma. É a 0,4-3 % dos casos.

Diagnósticos

É realizado pela visualização do tumor em uma radiografia do tórax e preferencialmente em uma tomografia do tórax. Na sequência deve ser realizada uma broncoscopia flexível para biópsias.

Tratamento

Muitas vezes o tratamento será alcançado com uma cirurgia na região do tórax onde será ressecada a área comprometida incluindo parte do pulmão desde que o estadiamento permita isso. Em alguns casos a radio / quimioterapia / imunoterapia irão complementar o tratamento.

Veja mais em https://oncologia.drmalucelli.com.br/

Eu, Dr Malucelli e nossa equipe realizamos todos esses procedimentos e cirurgias em recém-nascidos, crianças e adultos.

Agende sua consulta online ou presencial com nossa secretária Beatriz (41) 3026-8866 de segunda a sexta das 13:30 as 17:30.

Dr. Antonio Vendrami Malucelli

CRM 11502 – Paraná

Sobre o Dr. Malucelli – Currículo – Onde trabalha – Documentos – Referências