Mais conhecidas como cordas vocais, as pregas vocais são estruturas musculares presentes na laringe, com importante função na fala e na proteção das vias aéreas contra aspiração de líquidos e alimentos.

A associação de paralisia com outras doenças das vias aéreas superiores em criança ocorre em até 45% dos casos.

1 – O que é / Tipos / Causas

O que é / Como pode ser a paralisia de pregas vocais?

Paralisias em recém-nascidos / crianças: geralmente ocorre devido a disfunção na inervação da laríngea e regridem espontaneamente.

Paralisias em adultos: geralmente ocorre devido a lesão durante uma cirurgia cervical ou torácica e não regridem espontaneamente.

Em adução: é quando as pregas vocais ficam paralisadas na posição “fechada”, caracterizada pela voz ruidosa, dificuldade moderada ou intensa de respirar; a pessoa sente que precisa “puxar o ar” e que não consegue.

Em abdução: é quando as pregas vocais ficam paralisadas na posição “aberta”, a voz fica soprosa e a pessoa não consegue falar frases longas, pois o ar “escapa” durante a fala; pode ocorrer aspiração de saliva ou de alimentos.

Tipos / Causas de paralisia de pregas vocais?

Elas podem ocorrer em somente uma das pregas (unilateral) ou nas duas (bilateral.

A-Paralisia unilateral das pregas vocais:
Podem ocorrer por trauma do nervo da laringe (acidente automobilístico), por lesão do nervo durante alguma cirurgia, como tireoidectomia (retirada da tireóide), procedimentos para retirada de tumor da região cervical, operações cardíacas (50%), cirurgias de esôfago, cirurgias de tumores mediastinais ou pulmonares centrais.

B- Paralisia bilateral das pregas vocais:
Podem ocorrer devido a desordens congênitas do sistema nervoso central, traumas e idiopáticas (sem causas conhecidas), tem que excluir diagnósticos conjuntos como a estenose glótica posterior

2 – Como identificar / diagnóstico

Como identificar a paralisia das pregas vocais?

Ao observar os sintomas, a pessoa deve procurar um médico. O melhor exame para diagnóstico é a vídeo laringoscopia rígida ou flexível.

3 – Tratamentos clínicos paralisia de pregas vocais

Paralisias em recém-nascidos / crianças:

Nas paralisias unilaterais há tendência de melhora da voz com o passar do tempo e raramente (menos de 8%) será necessária uma traqueostomia. Nas paralisias bilaterais 46 a 64% de todas as crianças afetadas terão recuperação espontânea durante os 6 a 12 meses de vida e 10% após os 5 anos. Haverá necessidade de uma traqueostomia em aproximadamente 53 % dos casos. A fonoterapia pode melhorar a qualidade vocal enquanto o tempo passa.

Paralisias em adultos:

Geralmente ocorre devido a lesão durante uma cirurgia cervical ou torácica e não regridem espontaneamente. A fonoterapia pode melhorar a qualidade vocal. Muitos necessitarão algum tratamento com injeção de substâncias, ou cirurgia através da cavidade oral ou cirurgia com cicatriz cervical.

4 – Tratamento com injeção de substância

Esses tratamentos têm o objetivo de reposicionar / medializar a(s) pregas vocais que estão paralisadas abertas / lateralizadas e isso melhorar a qualidade vocal.

Não vamos aqui entrar em discussões médicas técnicas, pois cada tratamento tem suas vantagens e desvantagens.

As imagens mostram a sequência de um a injeção de substâncias: Calcium Hydroxylapatite (CaHA) ou Radiesse VoiceTM ou Polydimethylsiloxane (PDMS) ou Gelfoam ou Cymetra collagen ou Zyderm ou Hylaform, para medializar a prega vocal.

5 – Tratamento com cirurgia / tiroplastia na paralisia de pregas vocais

Usadas em paralisias de pregas vocais em abdução (abertas). O tratamento é alcançado com uma cirurgia realizada no centro cirúrgico de um hospital, sob anestesia local + possível sedação. A cirurgia através da região cervical (depende de avaliação prévia). O objetivo do procedimento é reposicionar as pregas vocais de forma a melhorar a qualidade da voz e preservar a qualidade da respiração ou vice-versa.

Durante a cirurgia utilizamos instrumentais de vídeo laringoscopia para confirmar (em tempo real) o posicionamento da prega vocal.

Abaixo descreveremos 3 técnicas cirúrgicas (tiroplastia) para medializar pregas vocais com paralisia, cada uma realizada com materiais diferentes:

Imagem: tiroplastia usando cartilagem costal para medializar pregas vocais com paralisia:

Imagem: tiroplastia usando implant de Montgomery para medializar pregas vocais com paralisia:

6 – Tratamento com cirurgia / aritenoidectomia endoscópica e aberta na paralisia de pregas vocais

Agora vamos demonstrar as cirurgias usadas em paralisias de pregas vocais em adução (fechadas).

Esses tratamentos têm o objetivo de lateralizar a(s) pregas vocais que estão paralisadas fechadas (medializadas) e por isso dificultam a passagem de ar, a respiração.

As imagens demonstram uma aritenoidectomia feita com sutura lateralizando o processo vocal cirurgia realizada com abordagem com agulha cervical transcutânea.  E na segunda imagem o procedimento feito transoral com agulha de Lichtenberger. Imagem Prof. Dr. Philippe Monnier.

As imagens demonstram uma aritenoidectomia por laringofissura lateralizando o processo vocal para tratar paralisia de prega vocal em adução. Imagem Prof. Dr. Philippe Monnier.

As imagens demonstram uma aritenoidectomia transoral usando laser CO2 lateralizando o processo vocal para tratar paralisia de prega vocal em adução. Imagem Prof. Dr. Philippe Monnier.

7 – Tratamento com cordectomia endoscópica com laser de CO2

As imagens demonstram uma cordectomia posterior transoral usando laser CO2 lateralizando o processo vocal para tratar paralisia de prega vocal em adução. Imagem Prof. Dr. Philippe Monnier.

8 – Tratamento com “Split” na glote posterior

Essa cirurgia é indicada para tratar a paralisia bilateral de pregas vocais em adução (fechadas). Utiliza-se um enxerto de cartilagem costal que é colocado “entre” as pregas vocais aumentando assim o espaço glótico para respiração.

As imagens demonstram os passos dessa cirurgia. Imagem Prof. Dr. Philippe Monnier.

Nosso grupo realiza todos esses tipos de tratamentos em paralisias unilaterais e nas bilaterais das pregas vocais em recém-nascidos, crianças e adultos. Agende sua consulta online ou presencial com nossa secretária Beatriz (41) 3026-8866 de segunda a sexta das 13:30 as 17:30. OU preencha nossa avaliação online gratuita em nosso site.

Dr. Antonio Vendrami Malucelli

CRM 11502 – Paraná

Sobre o Dr. Malucelli – Currículo – Onde trabalha – Documentos – Referências