Laringoscopia

É o exame que avalia de forma precisa a laringe, pregas (cordas) vocais e seu funcionamento .  É indicado para a realização de diagnóstico diferencial de doenças como: tosse crônica, rouquidão, mudança do padrão da voz e no diagnóstico precoce e estadiamento do tumor de pregas vocais (prevenção em fumantes). Também é utilizado na prevenção e pesquisa de doenças em pessoas que trabalham com a voz (cantores, professores, locutores, etc), na verificação de estenoses de laringe (glóticas e subglóticas) e na avaliação da extensão de tumores da base de língua, estridor laríngeo, etc.

O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento da estenose no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos, crianças e recém nascidos.

A habilidade, os tipos de equipamentos disponíveis e a experiência do endoscopista irão determinar se ele conseguirá atingir a área que está doente e especialmente se saberá interpretar o que está visualizando. Dessa maneira poderá dar um diagnóstico preciso e se necessário fará coleta de amostras da região. Em mãos inexperientes esses exames se tornam pouco úteis. Por isso esses procedimentos só devem ser realizados por médicos experientes e que sejam especialistas em endoscopia respiratória.

Dos equipamentos utilizados na Laringoscopia, o Laringoscópio rígido permite a visualização adequada somente da região supra-glótica e glótica (pregas vocais). Já o Laringoscópio flexível permite a visualização desde a região supra-glótica, glótica (pregas vocais), subglótica e até de parte da traquéia. Pode ainda ser usado nos diagnósticos das narinas, adenoides, palato, etc.