Estenose dos brônquios

A estenose dos brôquios é a obstrução (fechamento) da região interna dos brônquios.

O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento da estenose dos brônquios no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos, crianças e recém nascidos.

Causas da estenose dos brônquios

– Traumatismo na região torácica, com consequente lesão do brônquio.

– Consequência do tratamento de infecções respiratórias. A mais comum é a tuberculose.

– Pode ser em decorrência da invasão de um tumor benigno ou maligno de regiões vizinhas como: tumor de pulmão, tumor de esôfago, tumor do mediastino, etc.

– Após cirurgias realizadas no tórax como: cirurgia pulmonar, transplante de pulmão, cirurgia cardíaca, etc

Sintomas da estenose dos brônquios

– Dificuldade de inspiração e expiração

– Chiado/barulho no tórax

– Possível tosse seca com ou sem secreções

– Presença de infecções pulmonares repetidamente, sempre no mesmo segmento do pulmão.

– Na ausculta pulmonar, é possível ouvir um chio localizado (é onde a estenose está presente).

Diagnóstico

O diagnóstico definitivo é feito por intermédio da endoscopia respiratória / broncoscopia.

Pode estar presente também a tosse seca com ou sem secreções. Geralmente a pessoa não consegue expelir essas secreções (sempre há a sensação de que não saiu toda a secreção).

O sintoma mais comum é a presença de infecções pulmonares de repetição no mesmo segmento pulmonar. Outro sintoma é que no exame físico de ausculta pulmonar (com estetoscópio) haverá um sibilo (chio) localizado na região onde a estenose/obstrução está presente (exemplo: ao nível do brônquio principal esquerdo).

É comum que médicos pouco experientes confundam esses sintomas com outras doenças, como asma, bronquite e tentem tratar com inalações, antibióticos ou corticoides.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico da estenose dos brônquios definitivo é feito por intermédio da endoscopia respiratória / broncoscopia.

Esses exames devem ser sempre realizados no centro cirúrgico com a pessoa sob analgesia superficial, depois analgesia profunda e, finalmente, com anestesia geral. Cada fase servirá para avaliar uma área da laringe/traqueia e brônquios.

 

Tratamentos cirúrgicos

Cirurgias Endoscópicas

São realizadas com equipamentos especiais, que adentram o corpo do paciente pela boca, evitando, assim, a necessidade de incisões. A ressecção da área atingida se dá com uso de equipamentos adequados

Cirurgias Abertas

Realizadas através de incisão no tórax É indicada para a maioria das estenoses benignas e malignas. Mais de 95% das pessoas operadas com técnicas adequadas terão sua doença solucionada e não necessitarão usar nenhum tipo de endoprótese “stent”.