Malácia da Traqueia

A malácia da traqueia é o “amolecimento”ou “colabamento” das cartilagens que compõem a traqueia. A pessoa com esta condição sente dificuldade para respirar, pois o ar encontra resistência (obstrução) para chegar aos pulmões.

O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento da estenose no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos, crianças e recém nascidos.

Como ocorre?

Recém-nascidos: geralmente, ocorre no nascimento.

Crianças: mais comumente, após infecções respiratórias mais greves ou após trauma na região cervical.

Adultos: quase sempre após a intubação, ou após uma traqueostomia ou cricostomia; também após um traumatismo ou cirurgia na região cervical.

Sintomas

– Recém-nascidos: dificuldade respiratória e barulho na garganta

– Crianças/adultos: impossibilidade de retirar o tubo respiratório do paciente, “barulho na garganta” e falta de ar.

Os sintomas mais comuns é a presença de algum grau de dificuldade respiratória (falta de ar), principalmente quando a pessoa puxa o ar (inspiração), podendo ocorrer também quando solta o ar (expiração) ou em ambas. Poderá haver sintomatologia de tosse seca recorrente, ou mesmo algum grau de alteração da voz ou infecção respiratória de repetição (mais de 4 infecções no mesmo ano).

estenose

Como fazer o diagnóstico?

O exame que diagnostica as alterações das vias aéreas é a endoscopia respiratória ou broncoscopia. O exame de tomografia e ressonância pode ser utilizado como complementar.

  • Em recém-nascidos, quando eles estão apresentando dificuldades respiratórias geralmente associadas a presença de estridor laríngeo (barulho na garganta) devemos suspeitar da doença.
  • Em crianças ou outros pacientes que estão ou que estiveram em respiração mecânica (em UTI), devemos suspeitar que está ocorrendo uma malácia ou um colapso ou uma estenose na laringe (ou em qualquer outra área das vias aéreas), quando o médico da UTI tentar retirar o paciente do tubo e da respiração mecânica (extubar) e isso não é possível. Ou seja, o médico extuba o paciente, mas ocorre estridor (barulho na garganta) e presença de falta de ar, o que faz com que ele precise ser reintubado e recolocado em respiração mecânica.

Quais os tratamentos disponíveis?

Tratamento não-Cirúrgico

Indicado para recém-nascidos ou crianças que não apresentam muitos sintomas respiratórios.  Deve-se aguardar o crescimento da via aérea e, com isso, poderá haver resolução espontânea.

Tratamento Cirúrgico

Cirurgia aberta

Realizada através de uma incisão na região cervical ou torácica (depende onde se encontra a doença) para a ressecção (retirada) do tecido que apresenta a malácia (amolecimento). É o mais eficaz dos procedimentos. Em casos especiais pode ser tentada fixação da área da malácia com uso de cartilagem costal ou próteses de titânio.

Próteses Internas, endopróteses “Stents”
Muitas malácias da traquéia poderão ser tratadas por meio do uso de próteses internas “stents”, que devem ser mantidos no local por tempo determinado (geralmente de 3 a 12 meses). Se após esse período não houver solução deve-se fazer o tratamento cirúrgico.