Paralisias das pregas vocais

Mais conhecidas como cordas vocais, as pregas vocais são estruturas musculares presentes na laringe, com importante função na fala e na proteção das vias aéreas.

O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento da estenose no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos, crianças e recém nascidos.

Quais são os tipos de paralisia?

Em adução: caracterizada pela voz ruidosa, dificuldade moderada ou elevada de respiração; a pessoa sente que precisa “puxar o ar” e que não consegue.

Em abdução: a voz fica soprosa e a pessoa não consegue falar frases longas, pois o ar “escapa” durante a fala; pode ocorrer aspiração de saliva ou alimentos.

Causas

A paralisia da laringe ocorre, geralmente, por trauma do nervo da laringe durante alguma cirurgia, como tireoidectomia (retirada da tireóide), procedimentos para retirada de tumor da região cervical, e operações cardíacas.

Como identificar a paralisia das pregas vocais?

Ao observar os sintomas, a pessoa deve procurar um médico. O melhor exame para diagnóstico é a vídeo laringoscopia rígida ou flexível.

Quais os tratamentos?

Não vamos aqui entrar em discussões médicas técnicas, pois cada tratamento tem suas vantagens e desvantagens.

Atualmente, o melhor tratamento para a paralisia de prega vocal é alcançado com uma cirurgia realizada no centro cirúrgico de um hospital, sob anestesia quase sempre geral e, em alguns casos, local. A cirurgia pode ser realizada pela cavidade oral ou pela região cervical (depende de avaliação prévia). O objetivo do procedimento é reposicionar as pregas vocais de forma a melhorar a qualidade da voz e preservar a qualidade da respiração ou vice versa.

Durante a cirurgia utilizamos instrumentais de vídeo laringoscopia para confirmar (em tempo real) o posicionamento da prega vocal.