Tratamentos cirúrgicos da laringe

 

Cirurgias Endoscópicas

São realizadas com equipamentos especiais, que adentram o corpo do paciente pela boca, evitando, assim, a necessidade de incisões. A ressecção da área atingida se dá com uso de cautério, laser ou ultracision e as vezes realiza-se uma dilatação. São indicadas para tratar estenoses localizadas na região supraglótica, glótica e, às vezes, subglótica da laringe.

O Dr. Malucelli possui longa experiência no tratamento da estenose no Brasil e já realizou centenas de cirurgias em adultos, crianças e recém nascidos.

Cirurgias Abertas

Realizadas com incisão na região do pescoço. Podem ser:

  • Tratamento da estenose laríngea com a ressecção (retirada) do tecido estenosado e a substituição por tecido (laríngeo ou traqueal) sadio.
  • Tratamento da estenose laríngea (estenose subglótica) com alargamento anterior ou posterior (ou ambos) da área estenosada.
  • Tratamento da estenose laríngea (estenose subglótica) com ressecção circunferencial somente da área da cartilagem cricóide que apresenta a estenose.

Tratamento da estenose laríngea com a ressecção (retirada) do tecido estenosado e a substituição por tecido (laríngeo ou traqueal) sadio.

Tratamento da estenose laríngea (estenose subglótica) com alargamento anterior ou posterior (ou ambos) da área estenosada.

Para isso, utilizamos um enxerto (segmento) da cartilagem de uma costela da própria pessoa. Nessa cirurgia, após a retirada do enxerto, o cirurgião deve “esculpir” com bisturi essa cartilagem até que ela fique com o formato e tamanho adequados para a laringe da pessoa que está sendo operada. Além disso, muitas vezes haverá necessidade de ser colocado um molde endotraqueal para dar estabilidade à laringe reconstruída com enxertos (isso as vezes é decidido somente no momento da cirurgia).

Tratamento da estenose laríngea (estenose subglótica) com ressecção circunferencial somente da área da cartilagem cricóide que apresenta a estenose.

Nessa cirurgia deve ser preservada a mucosa que recobre a cartilagem cricóide. Essa é uma excelente técnica, indicada para pacientes que apresentam um tipo bem específico de estenose subglótica (autor Prof. Dr. J. J. Camargo).

As cirurgias descritas acima podem ser realizadas em um único procedimento, mas muitas vezes haverá necessidade de realizarmos dois ou três procedimentos em tempos diferentes até conseguirmos atingir o resultado final.

Pós-operatório e resultados

Em nossa experiência, mais de 90% dos pacientes podem ser tratados de sua estenose da laringe e ficar curados, ou seja, sem precisar utilizar traqueostomia nem próteses.